sexta-feira, 9 de maio de 2014

Exposição“Nós do Mundo” na Casa da Ciência da UFRJ

            Alunos do 8º e 9º anos da E.M. Rose Klabin tiveram oportunidade de visitar a exposição Nós do Mundo na Casa da Ciência da UFRJ no dia 28 de março de 2014.
            Essa exposição foi montada à época da Rio + 20, realizada pelo Museu da Vida (FIOCRUZ) em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim) e com a colaboração de Furnas, no período de 25 de maio e 31 de julho de 2012. A exposição fez parte das atividades da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
            Nessa visita, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre impacto do nosso modo de vida no meio ambiente e na saúde, e os consequentes riscos para a espécie humana. Por meio de imagens, atividades interativas e vídeos, Nós do Mundo abordou temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação ambiental, convidando a uma reflexão sobre possíveis soluções coletivas para os problemas atuais.

            “Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.”
Preâmbulo da Carta da Terra
Para ir mais além...
Sobre os 5Rs da Sustentabilidade  www.panelaorganica.com.br/sustentabilidade.html
A iniciativa da Carta da Terra   http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html
Exposição Nós do Mundo no Museu da Vida

Casa da Ciência da UFRJ   www.casadaciencia.ufrj.br








domingo, 4 de maio de 2014


Premiação do Projeto Ibero-americano para a educação em valores e cidadania por meio do esporte.


O concurso do projeto "Copa do mundo, o mundo em sua escola" foi realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos, com o apoio do MEC, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação), por intermédio da Gerência de Midia-Educação.
Participaram desse projeto estudantes de escolas públicas das cidades-sede brasileiras  do mundial de 2014 e estudantes dos países ibero-americanos. O objetivo foi envolver alunos entre 12 e 14 anos em atividades lúdico-pedagógicas voltadas para a educação em valores, utilizando o material pedagógico disponibilizado pela organização. Além disso, desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade, o raciocínio e a sensibilidade com relação aos valores universais e aos esportes como meio de praticá-los.
Na nossa escola, a atividade foi desenvolvida pelas professoras Amanda Alves (Sala de Leitura) e Saionara Bicalho (Língua Portuguesa) com alunos de diferentes turmas dentro da faixa etária estabelecida pelo projeto.
          Dentre tantas escolas participantes, foram selecionadas 11 redações, representando as 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e o texto da aluna Gabriele Moreira dos Santos foi o selecionado da 6ª CRE.
            A Secretaria de Educação realizou, nesta segunda-feira (28), às 14h, no Planetário da Gávea, a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do concurso de redação cujo tema foi “Aprendendo por meio do esporte”.
            Vamos às fotos da premiação:

Com as professoras Saionara Bicalho e Amanda Alves

Recebendo seus prêmios das mãos da Secretária de Educação, Helena Bomeny, e da coordenadora do programa " Rio - uma cidade de leitores", Simone Monteiro.

Com a coordenadora da 6ª CRE, Rejane Faria.

Com sua mãe Marina que , com razão, estava super orgulhosa da filha
                                                       Com Elaine Martins da GED da 6ª CRE.