sexta-feira, 10 de junho de 2011

"O bullying está em todas as escolas, ou quase".

Autor do maior plano contra o bullying na França, o especialista francês Eric Debarbieux fala sobre o problema no Brasil.

Foto: O bullying é um dos temas abordados no filme As Melhores Coisas do Mundo
O bullying é um dos temas abordados no filme: "As Melhores Coisas do Mundo".
Eric Debarbieux é o homem que está por trás do maior plano contra o bullying já lançado na França. Diretor do Observatório Internacional das Violências nas Escolas - que reúne experts de 15 países -, Debarbieux dirigiu uma ampla pesquisa sobre a violência nas escolas francesas, que resultou em uma cartilha que será distribuída aos professores franceses a partir de 2012. Objetivo: ensinar os mestres a evitar o problema pela raiz, ao mesmo tempo em que será lançada uma campanha nacional para evitar o assédio escolar, como o bullying é chamado na França. Além disso, o especialista também ataca os "ciberataques": chegou a um acordo com a rede de relacionamentos Facebook para fechar as contas de jovens que são pegos insultando os colegas pela internet. "O bullying é uma das violências mais graves que uma pessoa pode sofrer", diz. 
Autor de seis livros sobre o tema, dois deles publicados no Brasil, o francês foi diretor de Pesquisas e Avaliação da Unesco no Brasil entre 2003 e 2004 e mantém uma relação de carinho e proximidade com os brasileiros. No país, realizou uma pesquisa sobre a violência escolar com mais de 11,5 mil alunos e constatou que o bullying brasileiro segue a linha dos outros países: atinge todos os meios sociais e focaliza-se no aluno que destoa do grupo. Mas o que mais chamou a atenção dele no caso brasileiro foi o elevado preconceito racial entre os estudantes.