A semana de Alimentação Escolar (SAE) já faz parte do calendário escolar desde 1959, quando foi criada. De lá pra cá, muito se tem investido na promoção de alimentação saudável na escola, na medida em que se acredita que este seja um espaço propício a formação de hábitos de vida saudáveis e à construção da cidadania. A cada ano, um aspecto do tema alimentação é priorizado e, para facilitar a aproximação com o tema, é produzido e disponibilizado material educativo direcionado aos professores.
A SAE não se esgota em uma semana nem tampouco diz respeito a uma única disciplina curricular. Além disso, toda a comunidade escolar, incluindo os pais e responsáveis, é convidada a participar das atividades desenvolvidas.
Este ano, o tema escolhido é “Agroecologia e agricultura familiar: a cidadania cultivada em família”. O objetivo deste tema é discutir as formas de produção de alimentos no Brasil, valorizando a agroecologia e a agricultura familiar como estratégia para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável. Além disso, esta discussão fortalece a implementação da Lei 11.947, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na qual consta, entre outros avanços, o estímulo à agricultura familiar, preferencialmente a orgânica ou agroecológica.
Fonte: Cartilha “Agroecologia e agricultura familiar. A cidadania em Família.”