quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reportagem Multimídia - Bullying!



O tema da reportagem desta quinzena é “Bullying”. Nossa fonte foi o curta “Reprovados – Uma brincadeira sem graça”. Que faz parte da nossa campanha sobre o “Bullying”. Por enquanto você assiste o trailer em nosso blog e ouve o áudio do mesmo pela nossa rádio.

Em outras palavras, o bullying é a discriminação escolar, envolvendo alunos, professores e funcionários da escola.
Até o dia de hoje, o bullying acontece em escolas de todo o mundo. Em alguns países o bullying é crime, como no Brasil, EUA, Alemanha e Itália. Nesses países, o bullying é tratado ilegalmente, ou seja, quem cometer bullying vai parar na delegacia.
O bullying está sendo um dos temas mais comentados em todo mundo. O seriado “Everybody hates Chris”, tradução, “Todo mundo odeia o Chris” demonstra bem isso, expressa que a vida é preconceituosa há muito tempo, mas só estamos dando a devida atenção agora.
No seriado, o protagonista é um garoto que mora em um bairro superperigoso e quando vai para a escola é discriminado de todas as maneiras possíveis. Ele apanha, tem vários apelidos devido a sua cor e raça.
Aqui no Brasil isso já acontece há algum tempo, devido a recente divulgação na mídia, as pessoas estão realmente entendo o significado do bullying (apelidos, chacotas, insultos, discriminação, não só racial, mas também como socioeconômica e etc..).
É dever da direção da escola tomar providências caso ocorra bullying em sua unidade escolar, como informar aos responsáveis e dependendo da gravidade da situação, encaminhar ao conselho tutelar.
Monitor multimídia: Wellington Gonçalves.