Bandeira Brasileira com a Produção de Textos do PEJA E.M. Antenor Nascentes
Cativar... Acolher... Conhecer... 2ª U.E.xpondo 6ªCRE
Nesta Parte III da série de postagens sobre a 2ª U.E.xpondo 6ªCRE, veremos o maior dos eventos que, como mencionamos em postagens anteriores (ver Notas), aconteceu na E.M. Antenor Nascentes, com a presença de diversas de nossas Unidades Escolares (E.M. Paraíba, E.M. Érico Veríssimo, E.M. Comandante Arnaldo Varella, Núcleo de Arte Grande Otelo etc.), que apresentaram seus projetos desenvolvidos durante o bimestre. A mostra contou ainda com a presença de convidados especiais, os parceiros das escolas, e de ações em prol da comunidade. Lembrando que o objetivo da U.E.xpondo 6ªCRE - que acontece em todas as Unidades Escolares de nossa região - é fortalecer o vínculo Escola-Comunidade-CRE!
E.M. Antenor Nascentes (localizada no bairro de Anchieta)
A coordenadora da 6ª CRE, professora Rejane Pereira (acima, na foto), e as professoras Ilka Valeria Santos e Fernanda Amaro deram início ao Evento.
APRESENTAÇÕES DE PROJETOS
Um dos projetos mais marcantes da Mostra: "Sou pai, sou aluno, sou brasileiro"
O projeto SOU PAI, SOU ALUNO, SOU BRASILEIRO (PEJA E.M. Antenor Nascentes) propôs a discutir a relação da educação como alvo de investimento democrático e universal dos órgãos governamentais a fim de que, se hoje os pais necessitam de práticas assistencialistas, daqui para frente, a escola possa formar pessoas autônomas, capazes de dignamente se sustentarem. Sabemos que o assistencialismos gera dependentes, favores políticos, corrupção, desvio de verbas, mais acreditamos poder superar tudo isso através do que os estudos podem proporcionar: consciência, senso critico, crescimento, profissionalização, dignidade, trabalho. É importante esclarecer que o PEJA da Escola Antenor Nascentes trabalha de maneira integrada. Por isso, todos os professores contribuem com o que é produzido.
Língua Portuguesa: Professores André Soeiro e Monik Moreth;
Matemática: professores Armenio Reis e Cecília Machado;
História e Geografia: Professores Ilka Valeria Santos e Benaldo Medeiros;
Ciências: Professores Ivanildo Soares e Huemer Ferreira.
Na tenda, estavam expostos os trabalhos de produção de textos organizados formando a bandeira brasileira. Fotonovelas desenvolvidas pelos alunos, momentos de atividades extraclasse que fazem parte do projeto 'Sou pai, sou aluno' e vem sendo trabalhado ao longo do ano letivo. Um vídeo mostrava as mudanças na economia brasileira, o acesso a melhor qualidade de vida das classes menos favorecidas e ainda o depoimento de alunos que compreendem os estudos como uma oportunidade para melhoria de suas vidas.[adaptação do texto da profa. Ilka Valéria Santos, enviado por e-mail pelo prof. Jabin Nunes - ver Notas. ]
“Sou pai, sou aluno Sigo com orgulho completando meus estudos Com Deus e com PEJA Vou seguindo um novo rumo”.
Acima, a letra do rap de autoria do aluno Gerdson da Silva
Os alunos Gerdson, Thiago e Matheus na apresentação do rap
No mural, o interessante trabalho do PEJA : fotonovela criada pelos alunos
Detalhes da fotonovela criada por alunos do PEJA da E.M. Antenor Nascentes
APRESENTAÇÕES DE MÚSICA E DANÇA
A professora de Educação Musical da E,M. Antenor Nascentes, Erika Soares, apresentando o coral da escola.
Marcos Heber Paiva e o coral com aluno da E. M. Érico Veríssimo de sua Oficina Itinerante do Núcleo de Arte Grande Otelo.
O professor de Língua Portuguesa, Idimarcos Ribeiro Campos, premiado pelo Município do Rio, com poesias publicadas na versão para professores do “Poesia na Escola”, foi convidado para declamar três de suas poesias. "Um momento de grande sensibilidade que tocou fundo em todos os presentes" - relata a professora Ilka.
Outro momento alto da mostra foi quando Mainá (sobrinha da profa. Rejane Pereira, coordenadora 6ªCRE), uma das finalistas do programa de televisão Ídolos, apresentou ao público presente todo seu talento de cantora. Dejair Santos, professor regente de Educação Musical da rede, acompanhou Mainá no violão.
PARCERIAS DE SUCESSO!
Parceira da Escola Municipal Antenor Nascentes há muito tempo, a Academia de Dança Giovana Garcia "trouxe três alunas que encantaram o público com suas indumentárias típicas de ballet e com a suavidade dos movimentos ao som de músicas clássicas. A evolução das piruetas, a delicadeza das pontas dos pés ritmados pelo som instrumental hipnotizou a todos que tiveram a oportunidade desfrutar desta arte tão especial", diz Ilka Valéria Santos.
EM CLIMA DE SAMBA...
Passistas mirins, alunos de Selminha Sorriso, da Beija-Flor de Nilópolis.
A Porta-bandeira da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso, maior recordista individual de Estandartes, mostrou o projeto que desenvolve na agremiação Beija-flor: a escolinha de Mestre-sala e Porta-bandeira. Atendendo crianças entre três e dez anos de idade, em sua maioria moradoras do bairro de Nilópolis, atende também crianças da região de nossa CRE. "No espaço da escola - diz Selminha Sorriso - passo um pouquinho do que aprendi para as crianças. Isso faz com que eu recarregue minhas energias e a minha auto-estima. Nos sábados pela manhã, não marco nenhum compromisso pois estou aqui envolvida no Projeto." Em seguida fez um demonstração com seus alunos, ao som do Samba Enredo 2011 da escola".
A participação atenta do público (em sua maioria, alunos)
OS TALENTOS DE NOSSAS ESCOLAS
Nossas escolas apresentando seus talentos...
Expressividade e leveza...
Diversidadades de estilos...
Ousadia e arte...
Talentos no sapateado...
"A professora Juliana Reis - diz profa. Ilka Valéria em seu relato - do Núcleo de Artes Grande Otelo, demonstrou toda a sua versatilidade na arte dos movimentos do corpo quando apresentou o grupo de sapateado que ensaia na E.M. Antenor Nascentes e também o estilo de dança conhecido como “Street dance” ou “dança de rua”, ao apresentar 'Like dance'."
Variedade nas apresentações de nossas escolas
OUTRO PROJETO INTERESSANTE...
Os alunos do 6o. ano Experimental da E. M. Paraíba montaram esta interessante linha do tempo, que vai da Mitologia Grega à Educopédia! Observem o sucesso entre os alunos visitantes (na foto acima, aluno atento à leitura dos trabalhos expostos no grande mural)!
Detalhe do trabalho apresentato pela E.M. Paraíba
EXPOSIÇÕES DE TRABALHOS DE ARTES
(PET E NÚCLEO DE ARTE - 6ªCRE)
Profa. Nanda (PET) diante de um dos trabalhos dos alunos do prof. Jabim Nunes (Núcleo de Arte)
(as borboletas na parede são interferências artísticas propostas ao público)
JARDIM BOTÃNICO:
Trabalho apresentado pelo professor Jabim Nunes do Núcleo de Arte Grande Otelo
Os "casulos"
O professor Jabim Nunes, do Núcleo de Arte Grande Otelo, assim resume a proposta de seu trabalho: "O público pode vivenciar experiências ao dialogar com as criações, fluindo, refletindo e poetizando. Para criar um clima de floresta, ao buscar inspiração na Mata Atlântica, os alunos elegeram como elemento representativo o cipó, utilizando conduítes elétricos que, ao manipularem, sugerem originalidade, tornando-os um objeto escultórico. Suas criações vão muito alem da beleza plástica. As inspirações nas obras do artista plático carioca Jorge Guinle resultaram nas 'descobertas' das cores, formas e texturas. Apropriando-se dos elementos alternativos, tiveram oportunidade de conhecer, vivenciar e produzir arte. Os participantes interagiram com a instalação ao recortarem cópias de borboletas e agruparem em tamanhos e formas variados, aplicando-as nas paredes. Os casulos ganharam formas circulares, escultóricas e suspensas, tendo como suportes rodas de bicicletas, propondo ao espectador circular ao redor da obra, reportando um olhar coletivo".
Os "Casulos" e os "Arvoredos", de outro ângulo
Professores Jabim, Margareth e Eduardo
MOSAICO EM PAPEL
(profa. Nanda)
"Estes mosaicos - escreve Fernanda Torres - ou profa. Nanda - são o resultado de um trabalho em equipe. Durante as aulas de Artes e das Oficinas, os alunos tomam consciência sobre a importante missão que todos nós temos em preservar o meio ambiente. A ideia é criar o desejo de não poluirem mais, de reduzir, reutilizare reciclar. Começamos então a reutilizar as revistas, os periódicos, tudo de papel que iria para o lixo. Juntos, decidimos o tema. Os alunos desenham, decidem as cores, separam as imagens, recortam e colam. E colam, colam muito. Sempre o resultado é muito legal! Os alunos se divertem enquanto fazem os mosaicos. E percebem também que esta técnica é muito precisa, detalhista e que não era tão fácil como imaginavam. O valor do trabalho é reconhecido o tempo todo. Um trabalho em equipe, além de socializar, cria vínculos. Cada um faz um pedacinho, mas sem o todo, só juntos isso é possível, ao contrário, não teríamos obras tão belas!"
Trabalhos em técnica mista e mosaicos de papel
Mosaicos de papel
Beleza e Rock in Rio (técnica mista): trabalho de alunos da professora Nanda
MAIS DESTAQUES (PET ANTENOR NASCENTES)
O PET (Pólo de Educação pelo Trabalho) Antenor Nascentes, um dos projetos de extensividade da rede pública municipal do Rio, sediado em um anexo da E.M. Antenor Nascentes, atende a alunos de diversas escolas de nossa região. Atualmente coordenado pela Professora Margareth Lopes, participou do evento apresentando uma pequena mostra dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. O tema trabalhado é VALORES MORAIS e o destaque ficou para quatro oficinas: Fotografia (Eduardo Salabert), Grafismo (Marco Aurelio), Arte em Madeira (Ubiratan Barbosa) e Customização (Denise Macieira). O jornal do Pet (foto acima) foi outra estrela da mostra!
Acima, panorâmica da exposição: objetos da Oficina de Marcenaria, do professor Ubitatan Barbosa (objetos confeccionados por seus alunos com as temáticas "natureza" e "objetos infantis"). Ainda, a Oficina de Fotografia, do Professor Eduardo Salabert, trabalhos de pintura da Oficina de Grafismo, do Professor Marco Aurélio (e, na outra parede, objetos da Oficina de Luciana Lima, do Núcleo de Arte Grande Otelo).
trabalhos da Oficina de Fotografia do prof. Eduardo Salabert com temática indígena
A Oficina de Grafismo, do professor Marco Aurélio, apresentou quadros retratando a
arte indígena, temas cariocas e natureza.
MAIS TRABALHOS DE INSPIRAÇÃO INDÍGENA
(profa. Luciana Lima)
Professora Luciana Guimarães, do Núcleo de Arte Grande Otelo mostrou os trabalhos desenvolvidos na itinerância da E. M. Comandante Arnaldo Varella. Com o tema Arte Indígena: uma abordagem com o uso de materiais alternativos
Alunos interagindo com os trabalhos...
Parte da equipe do Núcleo de Arte Grande Otelo
(Ruth, Janaína, Mônica, Luciana)
Nós somos a 6a.CRE!
NOTAS:
(1) No dia 26 de agosto eu estava participando da 2ª U.E.xpondo na Unidade Escolar em que leciono (E.M. Mario Piragibe), portanto, não estive presente na mostra da E.M. Antenor Nascentes e precisei contar com a colaboração amiga dos professores participantes e da CRE. Os textos e imagens foram enviados - via CRE e via e-mail - pelos professores: Jabim Nunes, Luciana Lima, Fernanda Torres, Eduardo Salabert e Ilka Santos (os dois últimos - as fotos de Eduardo e o texto de Ilka - foram repassados a mim pelo professor Jabim Nunes, a quem faço um agradecimento especial pela preocupação, o carinho, o cuidado e o profissionalismo na compilação do material). Meus agradecimentos também à equipe de professores da 6ªCRE pela parceria: Rejane, Kátia, Rita, Denise, Lilian, Lia...
(2) Vejam as outras postagens sobre a 2ª U.E.xpondo 6ªCRE: "Cativar...Acolher...Conhecer... 2ª U.E.xpondo 6ªCRE (Parte I) e outros destaques": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1337 e "Cativar...Acolher...Conhecer... - 2ªU.E.xpondo (Parte II) e outros destaques da 6ªCRE": http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1381 - .
(3) Um esclarecimento importante sobre a postagem anterior - 2ª U.E.xpondo 6ªCRE (Parte II): trata-se, em especial, de uma homenagem às duas Unidades Escolares ganhadoras (entre várias de nossas escolas que ficaram entre as finalistas) do Troféu Rioeduca 2011 - C.M Zilka Zalaberry e CIEP Glauber Rocha - ambas tem blogs e solicitaram que divulgássemos aqui - no Rioeduca Net: A Revolução Acontece - suas atividades postadas sobre a 2ª U.E.xpondo etc. - O trabalho dos alunos Embaixadores da Educopédia - incluído no final da postagem - e que acabou ficando fora do contexto - será melhor enfocado em uma nova publicação! ]
FONTE: PORTAL RIOEDUCA.NET
|